2 pontos para aumentar eficiência do Crawl






http://knoow.net/wp-content/uploads/2016/02/swimpro2.jpg

O crawl é o estilo mais praticado em todo mundo. É o mais praticado porque é o mais fácil, é o que traz uma maior velocidade com menor gasto. É o mais usado em competições que use a natação livre, como o triathlon ou maratona aquática.

Mas como faz para melhorar a eficiência deste nado? Em primeiro lugar, é importante definir o que é a eficiência na Natação. Para mim, percorrer uma distância usando um menor número de braçadas é ser eficiente.

Dvds de Natação

Por exemplo: um nadador que percorre 50m executando 50 braçadas tem uma eficiência de 1 metro por braçada, ou seja, cada braçada executada desloca seu corpo em um metro. Se o mesmo nadador passa a percorrer os mesmos 50m executando agora 45 braçadas, sua eficiência aumenta.
 
Como está sua eficiência?  Veja alguns valores e perceba onde você se encaixa (25 metros Crawl):
 
Acima de 25 braçadas – pode melhorar
de 20 a 24 braçadas – bom
de 16 a 19 braçadas – muito bom
de 12 a 15 braçadas – excelente
 

Para melhorar essa eficiência, há dois pontos básicos: 
 
1- Aumento de força dos membros superiores;
 
O aumento de força talvez seja mais simples de se obter em relação a melhora técnica, já que o ganho de força esta relacionado a exercícios localizados e de sobrecarga progressiva como a musculação. Porém é importante ressaltar que o ganho de força adquirido na musculação, por exemplo, precisa ser transferido para água nos movimentos de braçada, e é exatamente neste ponto onde precisamos estar com a parte técnica mais apurada.

2- Exercícios de correção de técnica, principalmente de percepção e finalização de braçada.
 
O aprimoramento técnico, geralmente, é desenvolvido com exercícios e movimentos do próprio nado. O professor tem papel fundamental neste momento, já que é ele quem esta fora da água e melhor pode observar os movimentos que estão sendo executados. No entanto, a consciência corporal e a habilidade que cada indivíduo têm com a natação são determinantes neste momento.

Nadar exige sincronismo e consequentemente coordenação, já que você estará realizando vários movimentos ao mesmo tempo, ou seja, movimentar as pernas e os braços, não se esquecendo da respiração.


Comente:

Nenhum comentário