3 atividades para adaptação ao meio aquático





http://www.aquabril.com.br/files/4619715_xl.jpg

A natação é um dos esportes mais completos para o corpo humano, sendo inúmeros seus benefícios. Dentre eles, podemos citar que em crianças na faixa etária entre três e seis anos de idade, apresentam desenvolvimento significativos no que diz respeito a sua capacidade motora, afetiva e cognitiva, explorando e vivenciando suas possibilidades, além de melhorar seu sistema cardiorrespiratório, tônus muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, habilidades tais como lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, noção espacial, temporal e ritmo, além da sociabilidade e autoconfiança.

Então, colocarei três atividades para a adaptação ao meio aquático.

Atividade 1


" Visão sub-aquática". Esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial no meio líquido, desenvolvendo a capacidade de abrir os olhos, com a cabeça submersa, ou seja, embaixo da água. A capacidade de abrir os olhos embaixo da água é de fundamental importância para o aluno que está aprendendo a nadar, pois facilita muito a percepção espacial e o direcionamento do deslocamento no meio líquido.

 Os alunos das duplas devem estar um de frente para o outro. Ao sinal do professor, eles devem submergir juntos, um dos alunos escolherá um número, por exemplo, o número quatro e mostrará ao colega de dupla uma quantidade de dedos igual à do número que havia pensado. O colega de dupla deverá identificar a quantidade de dedos mostrada e, ao voltar à superfície, deverá dizer ao colega a quantidade de dedos que viu embaixo da água.

Dica:  Professor, aos alunos que apresentarem maior dificuldade nesta atividade, demonstrando medo, no momento de submergirem, peça que apenas coloquem o rosto dentro da água, sem que a água cubra as suas cabeças, para poderem enxergar a mão do seu colega dentro da água.

Dica:  Os alunos terão que abrir os olhos várias vezes de baixo da água. Provavelmente, isso irritará os seus olhos. Explique o motivo pelo qual isso ocorre, mostrando como os produtos de limpeza são importantes para a assepsia da água, mas que também geram efeitos nocivos a nossa saúde, quando entram em contato com o nosso corpo, de forma inadequada. Mostre a importância da utilização dos óculos para a proteção dos olhos, durante o período em que o aluno está na água.   

Atividade 2:

 "Pescando na piscina".  Esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial e o deslocamento no meio líquido. O professor dividirá a turma em três grupos, com o mesmo número de alunos em cada grupo. A atividade acontecerá da seguinte maneira: os alunos deverão buscar, no fundo da piscina, os objetos lançados pelo professor. Estes objetos devem ser pesados o suficiente, para não flutuarem. O grupo que conseguir pegar o maior número de objetos será o vencedor.

 Dica:  Professor, selecione materiais de diferentes pesos e tamanhos, para que nem todos afundem com a mesma velocidade. Dessa forma, os alunos que tiverem maior dificuldade em buscar os objetos, no fundo da piscina, poderão focar os seus esforços nos objetos que afundam mais lentamente e conseguir pegá-los, antes que eles cheguem ao fundo.

Atividade 3:  

"Aprendendo a flutuar".  Esta atividade tem como objetivo ensinar, aos alunos, diferentes formas de flutuar no meio líquido. A capacidade de flutuar é muito importante para o aluno iniciante. Aprendendo a flutuar, o aluno terá maior facilidade de aprender qualquer um dos estilos de nado, além de poder descansar entre uma atividade e outra, sem precisar sair da piscina ou apoiar-se em algum objeto.

 Os alunos deverão estar distribuídos pela piscina, de maneira que ocupem todo o espaço dela. Oriente seus alunos, para que não fiquem juntos dos colegas, a fim de não atrapalharem no momento da flutuação. Os alunos deverão experimentar diferentes formas de flutuar, começando pela flutuação dorsal, em seguida flutuação ventral e, por último, a flutuação agrupada (pernas unidas flexionadas e joelho no peito).

 Os alunos devem ser orientados sobre alguns procedimentos básicos, no momento de flutuarem: 1)  os pulmões devem estar cheios de ar;  2)   a musculatura deve estar relaxada;  3)  os braços devem estar afastados do corpo (na flutuação dorsal e na ventral).  

 Dica: Os alunos que tiverem muita dificuldade em realizar as flutuações dorsal e ventral, devem ser auxiliados por colegas da turma, que deverão por as duas mãos embaixo do tronco dos aluno que estão tentando flutuar, auxiliando na sua flutuabilidade e estabilidade.  

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a flutuação dorsal, ventral e vertical, através de deslocamentos variados na água.

Desenvolver a descontração facial e a visão subaquática.

Aprender diferentes tipos de deslocamentos na água.

Conhecer as propriedades químicas de produtos utilizados para limpeza da água.

Compreender os elementos básicos que permitem que um corpo flutue na água.



Comente:

Um comentário: