O tamanho do palmar na Natação





http://www.ffesportes.com.br/imagens/ffesportes.com.br/produtos/AGUA/ff_p0001_00.JPG

Vários recursos podem ser utilizados dentro da piscina para melhorar o rendimento dos alunos. Em se tratando de alto rendimento, o aprimoramento da técnica vem adquirindo cada vez mais espaço durante as sessões de treinamento e despertando ainda mais o interesse dos pesquisadores, já que desempenha um papel muito importante dentre outros fatores determinantes do rendimento esportivo.

Na natação, a propulsão proveniente dos braços e pernas é fundamental, e com isso, as variáveis força e técnica são indispensáveis numa sessão de treino. É comum a inclusão de equipamentos nos programas de treinamento, com o objetivo de aumentar as cargas, desenvolver a técnica e melhorar o desempenho do atleta. O palmar é um equipamentos que técnicos adotam nos treinamentos e é utilizado para aumentar a superfície de contato do membro com a água e consequentemente proporcionar um maior deslocamento de água durante a braçada. Como o deslocamento de água gerado por esse equipamento é maior, a produção de força pelos músculos propulsivos também será maior.

Os palmares de natação (swimming paddles), como servem para aumentar a área da mão e obrigar o nadador a fazer mais força durante a braçada, não deve ser utilizado, se você não nada regularmente. Ou então cuidado com o tamanho dele. Se o aluno não tem  um passado na natação e não possuem a técnica correta para conseguir realizar o movimento, sobrecarregando a articulação do ombro. Portanto, o uso do palmar tem que ser indicado pelo professor que tem experiência para saber qual o tamanho adequado para o praticante.

Bons treinos!




Comente:

Nenhum comentário