Dispositivos numa piscina de competição de natação





Saída de costas usando o novo dispositivo auxiliar de saída de costas


Esportes aquáticos requerem o uso de equipamentos esportivos e dispositivos específicos que são usados tanto no treinamento como na competição. É importante que os atletas sejam capazes de reconhecer e entender como o equipamento funciona e afeta o seu desempenho para os eventos específicos. Peça aos atletas pra nomearem cada parte do equipamento enquanto você mostra e diga para que serve. Para reforçar este ponto, da mesma forma faça os atletas selecionarem o equipamento usado nos seus eventos.
Touch Pads
Touch pads são utilizados como parte do sistema de dispositivo de cronometragem automático, localizado em uma das pontas da piscina durante a competição de natação. Quando um nadador o tocar durante a virada ou o término de um evento, o tempo será registrado e mostrado em um quadro de tempo digital localizado dentro da área da piscina.
Relógio Parcial
Um relógio parcial é utilizado dentro do programa de treinamento de um nadador e os nadadores devem ser ensinados a ler e usar o relógio. Relógios parciais geralmente são montados em uma parede dentro da visão do nadados. Relógios parciais elétricos não devem ser colocados no deque da piscina, mas sim preferencialmente montados em uma parede. Relógios parciais a bateria também podem ser usados.
Dispositivos de Cronometragem
Um sistema de cronometragem totalmente automático (F.A.T.) ou cronômetros elétricos ou digitais são recomendados. Quando é usado o F.A.T., os tempos serão registrados em centésimos de segundo. A maioria dos dispositivos manuais de cronometragem é equipada com botões para início, parada e reinício. Todos os tempos manuais serão registrados em décimos de segundo.
Dispositivos de Largada
Um botão de início ou unidade iniciadora de tom eletrônico com luzes é recomendado para atletas com deficiência auditiva. Se possível, estes dispositivos podem ser utilizados ocasionalmente durante sessões de treinamento para expor os atletas ao som antes da participação em um evento competitivo.
Durante sessões de treinamento, nadadores podem praticar largadas tanto dentro como fora da água usando as posições corretas como usadas na natação competitiva formal mas sem o uso de um botão iniciador profissional.
Técnicos podem sinalizar para um nadador largar no evento, pisando nos blocos ou na água, por uma dica verbal ou assoprando um apito, dizendo verbalmente para um nadador/nadadora tomar sua marca e ou dizendo verbalmente ou soprando um apito para que o nadador saia dos blocos. Verifique com o salva-vidas se o uso de um apito no deque da piscina é adequado.

Acesse o blog da Educação Física

Publicao em 24/07/13 e revisado em 20/12/18



Comente:

Nenhum comentário