As primeiras braçadas para iniciar um treino de natação






As primeiras braçadas para iniciar um treino de natação / Foto: Satiro Sodré/AGIFAs primeiras braçadas para iniciar um treino de natação / Foto: Satiro Sodré/AGIF

A grande maioria dos brasileiros não teve a oportunidade de aprender a nadar enquanto criança e agora depois de adultos passar perto de uma piscina pode parecer assustador. Mas para mudar isso basta apenas uma coisa: força de vontade!
 
Nadar por óbvio exige que tenhamos acesso a uma piscina e a melhor opção é procurar por academias que tenham aulas de natação. Além das academias, muitos clubes e centros esportivos vinculados às prefeituras possuem essa modalidade. Ao iniciar a prática tenha certeza que as aulas serão estruturadas e ministradas por professores e treinadores com formação em educação física e que possuam cadastro junto ao Conselho Nacional de Educação Física - CREF.
 
A evolução no treino de natação costuma ser um pouco mais lenta do que nas demais modalidades, principalmente por estarmos no meio líquido e na posição horizontal, algo que não estamos acostumados em nosso cotidiano. Por melhor que seja seu condicionamento físico na corrida ou na bike, por exemplo, é normal que em suas primeiras braçadas, você sinta dificuldade para nadar longas distâncias continuamente. Não desista!
 
Aprender os quatro estilos é o caminho para ser um nadador! Nado de borboleta, costas, peito e crawl. Faça treinos de viradas, de largadas, treinos de braço e de perna. No inicio, priorize os educativos de todos os nados, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de sua técnica e eficiência.
 
No início é comum fazer nados de 25 metros e você provavelmente vai achar pouco, mas com a adaptação à nova modalidade, logo estará nadando a 100, 200, 300 metros e daí em diante, com a constância dos treinos, a tendência é só melhorar. Fique atento ao volume total de sua sessão de treino! Em média as aulas nas academias têm duração de 50 minutos e os alunos mais experientes podem realizar treinos de 1800 metros a 2000 metros. Você pode chegar lá! Acredite!
 
A frequência de seus treinos terá um grande reflexo em sua evolução. Duas a três vezes por semana é o ideal para quem busca condicionamento físico e tem interesse em participar de competições na modalidade. E aí?! Pronto para as primeiras braçadas?



Comente:

Nenhum comentário