Quanto mais cedo criança aprende a nadar, melhor é seu aprendizado na escola






Um estudo realizado por pesquisadores da Griffith Institute for Educational Research, na Austrália, descobriu que quanto mais cedo alguém aprende a nadar, melhor é o seu desenvolvimento intelectual. Os resultados da análise foram publicados online no dia 15 de novembro e fazem parte de um projeto entre a universidade e o Kids Alive Swim Program e Swim Australia.

Para chegar à conclusão, foram entrevistados pais de sete mil crianças com idade inferior a cinco anos. Cerca de 180 dessas crianças também foram submetidas a um teste intensivo de natação. Essa foi a pesquisa mais abrangente sobre o tema até então.

De acordo com o autor do estudo, crianças que aprendem a nadar precocemente adquirem diversas habilidades mais cedo do que a média populacional. Grande parte dessas habilidades, como a destreza motora e melhor expressão oral, ajuda na educação infantil da escola ou pré-escola, favorecendo o desenvolvimento intelectual.

A natação é um dos esportes mais indicados para crianças, principalmente as que sofrem de problemas respiratórios. Além de ser prazeroso, o contato com água evita crises alérgicas decorrentes do ar seco.

Natação: esporte completo

Quando o assunto é trabalho muscular, a natação pode ser considerada um esporte completo. Isso porque a água exige trabalho das pernas, braços e abdome. Outra vantagem é que a atividade exige execução igual e bilateral dos movimentos, o que favorece o desenvolvimento muscular proporcional.

A natação ainda estimula a consciência corporal e trabalha o sistema cardíaco e respiratório, sendo indicada para pessoas que precisam perder peso ou que tenham problemas respiratórios. Se o objetivo é melhorar o fôlego, exercícios de apneia são a melhor pedida. Para aumentar a intensidade, inclua equipamentos como palmares e nadadeiras.

Uma recomendação para quem nada em piscinas aquecidas é sempre vestir um roupão ou uma toalha ao sair da água para evitar o choque térmico. O alongamento também é fundamental para evitar cãibras, assim como uma refeição leve com carboidratos para repor as energias.

Por fim, não se esqueça de tomar uma boa ducha para eliminar o cloro. Se ficar em contato com os olhos, pode causar irritação e, em contato com o cabelo, leva ao ressecamento dos fios.

Comente:

Nenhum comentário