Kaio Márcio já prevê final com Phelps






Neste final de semana, o nadador Kaio Márcio recebeu a notícia que esperava há bastante tempo: está confirmado nas Olimpíadas de Londres. O paraibano garantiu vaga nos 100m e nos 200m borboleta e é bem provável que ainda participe do revezamento 4 x 100m medley. A confirmação veio ao término do Troféu Maria Lenk, a última seletiva para os Jogos. Bastante empolgado, o atleta, que atualmente defende as cores do Fluminense e é o principal nome do nado borboleta no país, já prevê uma final com o norte-americano Michael Phelps.

Natação Maria Lenk Kaio Márcio 100m borboleta (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

No ano passado, os dois se enfrentaram no Grand Prix de Indianápolis e mostraram, mais uma vez, a rivalidade existente entre eles. Entretanto, Kaio não conseguiu derrubar a soberania de Phelps: nas duas provas, ele levou a prata.

- Phelps é realmente o principal adversário a ser batido, mas é importante lembrar que Olimpíadas é etapa a etapa. É preciso focar primeiro nas eliminatórias, depois na semifinal e finalmente pensar na decisão – disse, cauteloso, mas confiante.

Vou continuar focando as Olimpíadas e lá todo mundo é adversário"
Kaio Márcio

Quem também está confirmado nos 200m borboleta em Londres é o brasileiro Leonardo de Deus, que inclusive bateu Kaio Márcio no Troféu Maria Lenk e levou o ouro. Kaio levou duas pratas, porque também foi superado nos 100m por Glauber Henrique Silva.

- O que aconteceu foi que a preparação deles foi diferente. Leonardo focou bastante no Maria Lenk. Vou continuar focando as Olimpíadas e lá todo mundo é adversário – disse, acrescentando que já a partir desta segunda-feira continua os treinos, agora ainda mais determinado.

É certo que Leonardo de Deus vem ameaçando a "superioridade" do paraibano no nado borboleta. No entanto, os índices conquistados por Kaio respondem por si. É que para os Jogos Olímpicos, apenas dois brasileiros se classificam por prova. Nos 100m, até o momento, apenas ele alcançou o índice, com o tempo de 52s11.

Natação - Pan Guadalajara - Kaio Márcio (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Para o preenchimento da outra vaga, os brasileiros ainda terão a chance de conseguir a marca na Tentativa Olímpica, que acontece entre 9 e 12 de maio, no Rio de Janeiro. O detalhe é que se nenhum nadador atingir a marca, Kaio será o único brasileiro a competir na prova e por isso irá compor a equipe verde e amarela que vai nadar o revezamento 4x100m Medley. Thiago Pereira, nos 100m costas; César Cielo, nos 100m livres; e Felipe França, nos 100m peito, devem compor a lista.

Já nos 200m, prova que é sua especialidade, Kaio tem um tempo melhor que o de Leonardo de Deus. Foi no Maria Lenk de 2011 que alcançou o índice, com a marca de 1m55s22. Leonardo bateu o índice em julho do mesmo ano, nas eliminatórias do Mundial de Xangai, mas com o tempo de 1m55s55. Desta forma, o paraibano está classificado para Londres na primeira colocação das vagas brasileiras para a prova.

Com 27 anos e disputando a terceira Olimpíada, Kaio nega que esta seja a sua última participação neste tipo de competição e diz que ainda tem fôlego para competir em 2016, no Rio de Janeiro. Ele disputou Atenas 2004 e Pequim 2008, com o melhor desempenho neste último, quando foi à final nos 200m.

- Agora é continuar o trabalho para estar 100% nas Olimpíadas – disse bastante empolgado.



Comente:

Nenhum comentário