Mariana Brochado diz que Cielo não será afetado em Londres






De Londres, na Inglaterra, onde visitou o Centro de Esportes Nacional, do Crystal Palace, local que o grupo brasileiro treinará na Olimpíadas de 2012, César Cielo foi para Paris, quando conquistou três medalhas de ouro no Aberto da França, em junho. Mas na volta ao Brasil, a vida de Cielo sofreu um baque. Na sexta-feira, dia 1º de julho, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que ele e outros três nadadores (Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked) foram flagrados no exame antidoping, feito em maio, durante o Troféu Maria Lenk.

Apesar do drama vivido pelo campeão olímpico, para Mariana Brochado, comentarista de natação do "SporTV", Cesar Cielo não terá seu desempenho afetado nos Jogos de Londres, em caso de uma punição mais severa.

- Até lá, terá um longo caminho pela frente. Tem muita natação e muito treinamento. Lógico que abate um pouco, mas Cielo terá a oportunidade de ser tornar bicampeão olímpico. Eu tenho certeza que ele não deixará essa chance passar – disse Mariana durante o programa "Rumo a Londres", do SPORTV.

Os quatro atletas usaram uma substância chamada de Furosemida, um diurético que ajuda a esconder outras substâncias proibidas pela Agencia Mundial Antidoping. A entidade puniu os atletas com uma advertência por entender que não houve nem culpa, nem negligência. Porém, a Federação Internacional de Natação apelou para a Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que poderá acatar ou não a advertência.

Mariana Brochado analisou situação dos nadadores brasileiros.

- O Cesar Cielo já toma esse suplemento alimentar manipulado praticamente há dois anos. Até então, ele já fez diversos exames antidoping e nunca aconteceu nada e nem uma substância em seu organismo. A alegação de Cielo e de outro três nadadores, é que aconteceu uma contaminação desse suplemento alimentar pela farmácia de manipulação - explicou.

O TAS realizou um pedido de urgência para que o caso seja julgado antes do Mundial de Xangai, de 24 a 31. A audiência deve, então, ser realizada em Macau, onde Cielo e a delegação brasileira farão aclimatação para a competição.




Comente:

Nenhum comentário